top of page

ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Proposta:

Esse espaço é voltado para os profissionais e trabalhadores da atenção primária à saúde.  Aqui você encontrará protocolos, informações, atualizações, cursos e muito mais. Navegue à vontade.

Profissionais AB: Bem-vindo

AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

RECOMENDAÇÕES PARA VISITAS DOMICILIARES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO ENFRENTAMENTO DA COVID-19

O Ministério da Saúde publicou recentemente as “Recomendações para Adequação das Ações dos Agentes Comunitários de Saúde Frente à Atual Situação Epidemiológica Referente ao Covid-19”. O documento orienta a respeito do novo coronavírus e auxilia os agentes na reorganização do seu processo de trabalho frente à pandemia. Dessa forma, recomenda-se que a gestão local faça o gerenciamento das atividades dos ACS levando em consideração a característica e o processo de trabalho local, sempre observando as recomendações de segurança e proteção dos profissionais e cidadãos.


Uma série de competências está atribuída ao ACS no enfrentamento da Covid-19, entre estas:


  • O Auxílio à equipe de Atenção Primária na identificação de casos suspeitos, seja na comunidade ou na Unidade de Saúde;

  • A orientação durante as visitas domiciliares com priorização dos grupos de risco;

  • Auxilio no atendimento e monitoramento dos casos suspeitos e confirmados;

  • Realização de busca ativa; Organização do fluxo de acolhimento de modo a evitar aglomeração de grupos com mais de 10 pessoas; Auxílio nas atividades de campanha de vacinação;

  • Realização de atividades educativas.


Além destas citadas, outras atividades relacionadas podem estar presentes nos fluxograma de atendimento municipal.


No rol de atuação do ACS, as visitas domiciliares são uma importante ferramenta para informar, fazer busca ativa de suspeitos e acompanhamento de casos, mas, para a realização desta atividade é importante considerar alguns cuidados para garantir a segurança do paciente e do profissional, tais como: Não realizar atividades dentro domicílio, a visita estará limitada apenas na área peri domiciliar (frente, lados e fundo do quintal ou terreno); Priorizar visita aos pacientes de risco para Covid-19 (pessoas com 60 anos ou mais ou com doenças crônicas não transmissíveis como diabetes, hipertensão, doença cardíaca, doença renal crônica, asma, DPOC, doença cardíaca, imunossuprimidos, entre outras; Manter distanciamento do paciente de no mínimo 1 metro, não havendo possibilidade de distanciamento, utilizar máscara cirúrgica; Higienizar as mãos com álcool em gel; Nos casos de visita às pessoas com suspeitas de Covid-19, sempre utilizar máscara cirúrgica e garantir uso de EPI apropriado.


O ACS deve auxiliar a equipe na identificação de casos suspeitos, assim para a identificação de casos suspeitos de síndrome gripal, o primeiro passo é questionar se o paciente apresenta sintomas respiratórios, como: tosse, dor de garganta, desconforto ou esforço respiratório com ou sem e febre. Caso a pessoa apresente sintomas respiratórios, forneça uma máscara cirúrgica, oriente higienização imediata das mãos, solicite que evite tocar no rosto e em superfícies e direcione para atendimento do auxiliar ou técnico de enfermagem da unidade de saúde. O paciente deve aguardar atendimento e ser atendido em uma área separada ou sala específica visando o isolamento respiratório.

Lembre-se: Pessoas acima de 60 anos, imunossuprimidos (HIV+, transplantados, etc), pacientes com doenças crônicas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) TEM PRIORIDADE NO ATENDIMENTO.

O registro da ficha de visita domiciliar e a de cadastro individual são instrumentos para serem preenchidas in loco.

Profissionais AB: Texto
Profissionais AB: Pro Gallery
Profissionais AB: Pro Gallery
Profissionais AB: Pro Gallery
Profissionais AB: Pro Gallery

VELÓRIOS E ENTERROS (COVID-19)

(Elaborado pela docente Silvana Piva)

velório/enterro
Profissionais AB: Galeria
Profissionais AB: Pro Gallery

©2020 por Juntos contra o coronavírus. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page