top of page
uneb7contracovid19

Alerta de crescimento dos casos da COVID-19 na região de Senhor do Bonfim e as variantes do vírus


Fonte da imagem: GEOCOVID, 08 de março de 2021.


Nos dois últimos meses constatou-se o aumento dos casos da COVID-19 notificados no Brasil e na Bahia. Na região de saúde de Senhor do Bonfim não foi diferente. Todas as cidades da região tiveram um aumento considerável desde dezembro. Chama a atenção, o aumento em cidades como Itiúba, Senhor do Bonfim e Campo Formoso.

Como pode-se observar no gráfico acima, essas três cidades apresentaram um aumento acelerado da notificação dos casos, resultando em uma linha mais acentuada se comparada às outras cidades da região.


Concomitante a este cenário, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia reconheceu que existem três novas variantes do Sars-Cov2 circulando na Bahia. São elas as variantes do Peru, de Manaus, e do Reino Unido, estas últimas com circulação comunitária no estado. As novas variantes são mutações do vírus que podem apresentar maior ou menor transmissibilidade e gravidade do quadro clínico de quem se infecta.


Recentemente em 03.02.2021, o Laboratório de Vírus Respiratório do Instituto Oswaldo Cruz(IOC/ Fiocruz) e o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia(LACEN) confirmaram a identificação de mais casos, em amostras da Bahia. A variante SARS-CoV-2 P.1 (linhagem B.1.1.28) de Manaus, relacionadas a casos nos município de Salvador, Amargosa, Itabuna, Santa Luz, Irecê, João Dourado e Lauro de Freitas, e a variante SARS-CoV-2 VOC 202012/01 (linhagem B.1.1.7) do Reino Unido, relacionada a casos nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itapetinga e Lauro de Freitas.


No momento, ainda são poucas as informações acerca das características dessas variantes. O que se sabe é que algumas delas têm alta transmissibilidade, possuem a capacidade de provocar quadros mais graves da doença em idosos, mas também em pessoas jovens.


Neste momento, temos altas taxas de ocupação de leitos de UTI e leitos clínicos para COVID-19 no estado da Bahia e em alguns outros da federação. A circulação dessas novas variantes, pode estar relacionada às aglomerações desde o período eleitoral, às festas de fim de ano e carnaval, além de uma possível sensação de segurança com o início da vacinação e, consequentemente, descuido em relação às medidas de higienização das mãos, uso correto de máscara, distanciamento social entre outras.


Diante deste cenário, o governo da Bahia junto com algumas prefeituras têm adotado medidas de restrição de circulação de pessoas, com toque de recolher e fechamento parcial das atividades econômicas. Neste sentido, é fundamental seguir todas as recomendações feitas pelas sociedades científicas e governos que preservam a vida. Precisa-se reduzir as taxas de ocupação hospitalar para que o sistema de saúde não entre em colapso e todos e todas as brasileiras consigam ter acesso à saúde.


Esse crescimento expressivo aponta uma grande preocupação: quanto mais o vírus circula e se replica dentro dos seres humanos, maior a chance de ele acumular mutações e gerar novas variantes. Quanto maior o número de variantes, maior a dificuldade de combater a COVID-19 e de assegurar assistência oportuna e de qualidade a todas as pessoas que necessitam, inclusive a garantia de sucesso com as vacinas fabricadas até então.


(Texto redigido pelas docentes Mariana Costa, Cleuma Suto, Rita Nascimento, Eliana Sacramento e Simone Santana)



Referências


BAHIA. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB). Lacen identifica variante peruana de Sars Cov 2 em circulação na Bahia. 23 fev. 2021. Disponível em: https://www.google.com/url?q=http://www.saude.ba.gov.br/2021/02/23/lacen-identifica-variante-peruana-de-sars-cov-2-em-circulacao-na-bahia/&sa=D&source=editors&ust=1614423360125000&usg=AOvVaw1HLWliaqoWhtabeo9--vzN. Acesso em 26 de fev. 2021.


BAHIA. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB). Bahia confirma transmissão comunitária da variante da Covid-19 do Reino Unido.17 fev. 2021. Disponível em: https://www.google.com/url?q=http://www.saude.ba.gov.br/2021/02/17/bahia-confirma-transmissao-comunitaria-da-variante-da-covid-19-do-reino-unido/&sa=D&source=editors&ust=1614423360125000&usg=AOvVaw1KwJYWpF3pc_9KL5KEhp9m. Acesso em 26 de fev de 2021.


BAHIA. SECRETARIA DA SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA (SESAB). LACEN-BA identifica 10 casos da variante do coronavírus de Manaus. 05 fev. 2021. Disponível em: https://www.google.com/url?q=http://www.saude.ba.gov.br/2021/02/05/lacen-ba-identifica-10-casos-da-variante-do-coronavirus-de-manaus/&sa=D&source=editors&ust=1614423360125000&usg=AOvVaw2FTTHcWeFtmI8kPMGPcy_I. Acesso em 26 de fev. 2021

4 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page