top of page
uneb7contracovid19

Doação de sangue e vacinação contra COVID-19




Não é novidade o quanto está sendo difícil sobreviver aos desafios colocados pela pandemia da COVID-19. Ela causou e ainda causa muitas mudanças em nossas rotinas. A adoção das recomendações sanitárias, bem como a vacina, são esperanças para a superação desse problema de saúde pública.

Como um dos impactos da pandemia, os estoques de sangue da HEMOBA na Bahia reduziram bastante, e muitas pessoas que precisam de transfusão de sangue e seus derivados têm encontrado dificuldades.

A vacinação contra o vírus Sars-Cov-2, no Brasil, se iniciou recentemente apenas para grupos prioritários, mas com previsão de gradativamente contemplar grande parte da população brasileira para garantir sua proteção. Portanto, é importante estarmos atentos às alterações em relação à doação de sangue, pois após a pessoa ter sido vacinada, há a necessidade de cumprir prazos de inaptidão temporária para doação (conforme Nota Técnica 12/2021). A população deve estar atentar a tais prazos para que não se reduza ainda mais os estoques de hemoderivados da HEMOBA.

As medidas colocadas, pela supracitada Nota Técnica, visam a segurança de doadores e pacientes. Elaboradas com embasamento científico relacionado às tecnologias utilizadas, contraindicações, reações adversas, princípio da precaução e experiências de outros países. Para maiores esclarecimentos, a HEMOBA elaborou informativos sobre as recomendações direcionadas à população para doação de sangue. Confira os prazos e telefone para agendamento de doações.






Não se esqueça de que você é a esperança de muitos. Quem doa sangue salva vidas!


(Texto redigido pelas docentes Mariana Costa, Rita Nascimento e Simone Santana)

7 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page