top of page
uneb7contracovid19

Apontamentos sobre a pandemia 07 meses após seu início: o que pensam alguns discentes?


São frequentes as notícias sobre vacinas para Covid-19, porém enquanto ela não chega existem medidas de enfrentamento eficazes, para a prevenção da doença, como a mistura simples e fantástica de ÁGUA e SABÃO para lavagem das mãos. Esse procedimento de altíssima tecnologia se realizado junto ao DISTANCIAMENTO SOCIAL, ou seja, sair de casa quando necessário, evitar aglomerações, usar adequadamente a MÁSCARA, bem como respeitar as etiquetas respiratórias, garante o máximo de eficácia possível atualmente.


Sim, as recomendações da Organização Mundial de Saúde para o combate à Pandemia são a melhor estratégia de prevenção e ainda será por um bom tempo. Mesmo que alguns fatores favoreçam a produção mais rápida ainda é cedo para contar com vacinas para o combate ao novo Coronavírus. No melhor dos casos, as primeiras vacinações serão no início de 2022. Vacinas naturalmente demoram muito para serem produzidas, a exemplo da vacina contra HPV, que demorou 10 anos.


Os esforços internacionais para a produção da vacina contra a Covid-19 são históricos. Muitas vacinas estão em processo de produção, e isso é bom. Cerca de 50% delas passam pelas fases inicias, onde é verificada se ela é segura, porém poucas chegam às fazes finais, onde é testada a eficácia da vacina. Quanto mais vacinas sendo testadas maiores as chances de alguma delas funcionar. Ainda assim é importante informar que, por causa da urgência na produção, apenas uma pequena parte da população receberá a primeira leva de doses da vacina. Esse grupo será acompanhado por um tempo, para observação dos efeitos colaterais da vacina que podem não ter sido notados nas fases de checagem de segurança. Então, o número de doses produzidas aumentará gradualmente.


Além de não chegar tão cedo, a vacinação contra o Covid-19 vai enfrentar um problema que já vem atrapalhando o combate à Pandemia: FAKE NEWS. Desinformação é um fruto venenoso do analfabetismo científico. Vem atrapalhando muito o combate a Pandemia em países como Brasil, Estados Unidos e México. Divulgadores científicos e profissionais da saúde vêm promovendo instrução e conscientização de forma gratuita. Conscientizar a população sobre a importância da vacinação pode salvar vidas. Segue em anexo algumas opções:

O Futuro do Covid-19 (YouTube): https://youtu.be/llLB1nwH1FE

Aula sobre as vacinas para Covid-19 (YouTube): https://youtu.be/TcevjiHMz8I

Vacinas fazem mal? (YouTube): https://youtu.be/UM_mnIhHOXs

Principais FAKE NEWS sobre as vacinas (sites):

https://canaltech.com.br/amp/saude/fake-news-vacina-covid-19-169052/

https://pfarma.com.br/coronavirus/5849-fake-news-vacina-covid19.html


(Texto enviado por George Guilherme Garcia da Silva - Coordenador de Núcleo de Comunicação do Diretório Acadêmico de Enfermagem da UNEB campus VII - Gestão Ressignificar)

Fontes:

Vacina contra HPV levou 10 anos para sair do papel. CBN Curitiba, 2020. Disponível em: <https://amp.cbncuritiba.com/vacina-contra-hpv-levou-10-anos-para-sair-do-papel/>. Acesso em: 14 de Outubro de 2020.

IAMARINO, Atila. Live 16/06 - Vacinas contra a COVID-19 #FiqueEmCasa. 2020. (1h15m20s). Disponível em: <https://youtu.be/TcevjiHMz8I>. Acesso em: 14 de Outubro de 2020.

4 visualizações0 comentário

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page