Enfermeira Lucicleide Costa dos Santos.
Atuo no enfrentamento da pandemia da COVID-19 no Município de Senhor do Bonfim- BA.
Inicialmente os profissionais da saúde tiveram dúvidas sobre essa nova patologia, a COVID-19, com grande dificuldade de acesso à informação com base científica. Devido ao surto coletivo, ocasionou-se a dificuldade ao acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), levando a uma nova realidade com a necessidade de adaptação das formas de trabalho.
Despertou-se sentimentos de angústia, ansiedade, insegurança, desenvolvidos pelo desconhecido e devido à forma como as coisas foram ocorrendo em outros países, com altos índices de pessoas infectadas e as taxas de mortalidade elevadas, vivendo em constante estado de alerta e uma hipervigilância.
Houve frustração por não conseguir atender e resolver todos os problemas dos pacientes e do próprio sistema de saúde. Ser exposto à doença e o medo de transmiti-la aos meus familiares e colegas do trabalho, afetando o emocional e psicológico.
Porém, diante das dificuldades, também houve pontos positivos, como o desenvolvimento de Trabalho articulado e multidisciplinar, levando ao aumento de conhecimento técnico e científico.
Senhor do Bonfim, 24 de julho de 2020.
(Nós, da equipe do "Juntos contra o coronavírus", agradecemos à Lucicleide pelo envio do seu relato e seu comprometimento social).
Comments