top of page
uneb7contracovid19

Ivermectina é eficaz para o tratamento ou prevenção de coronavírus?


FONTE IMAGEM: Imagem da internet, 2020 (https://pebmed.com.br/ivermectina-pode-ser-usada-como-tratamento-para-covid-19/)



A pandemia desencadeada pelo novo Coronavírus, causador da doença Covid-19, surpreendeu a todos com o aumento diário de casos confirmados e óbitos. Em razão disso a busca por medicamentos capazes de prevenir a doença e tratar as pessoas infectadas é incessante. Vários estudos nacionais e internacionais foram e estão sendo desenvolvidos a fim de contribuir com a descoberta de fármacos eficazes contra o novo vírus. Algumas medicações foram apontadas como efetivas, como Ivermectina. Mas já existe comprovação científica da sua eficácia?


Estudo realizado na Austrália inferiu que a ivermectina apresenta eficácia in vitro contra o Covid-19. Esse fármaco é utilizado no Brasil desde 1980 para combater verminoses e parasitoses em animais e seres humanos, como piolho, pulgas e carrapatos, mas foi testado para tratamento do coronavírus em consequência de já ter apresentado boa atividade anti-viral contra os vírus da pseudo-raiva e a influenza, por exemplo. Dessa forma, decidiram testar sua eficácia contra o novo coronavírus e de fato tiveram sucesso, em apenas 48 horas a quantidade de vírus in vitro diminuiu consideravelmente, assim, justificando uma investigação mais aprofundada para possíveis benefícios em humanos.(1)


Dessa forma, uma revisão de literatura foi produzida com intuito de analisar se os regimes de dosagem da Ivermectina contra o novo vírus eram plausíveis para uso humano. Como resultado obtiveram que a dose do medicamento utilizado na pesquisa anterior é 50 vezes maior que a dose aprovada para uso em seres humanos. Ou seja, usar a quantidade do fármaco com base no estudo in vitro para tratar COVID-19 não é viável. Portanto, ainda não existem estudos que indiquem a dose ideal e duração de uso capaz de prevenir a contaminação ou reduzir a chance de gravidade do coronavírus.(2)


Dessa forma, em virtude dos fatos mencionados, fica claro que até o momento não há comprovação científica de que a Ivermectina é eficaz para prevenir ou tratar a Covid-19. As medidas preventivas ainda são restritas ao distanciamento social, uso de máscaras, higiene adequada das mãos com sabão ou álcool gel à 70%.


Autoria do texto: Everton da Silva Santos e Larissa Nascimento de Souza. Discentes do 5o período do curso de enfermagem da UNEB campus VII


Referências:

1. CALY, L., et al. The FDA-approved drug ivermectin inhibits the replication of SARS-CoV-2 in vitro. Elsevier, Amesterdã, v. 178, 104787, p. 1-4, Abril, 2020. https://doi.org/10.1016/j.antiviral.2020.104787.

2. MOMEKOV , G.; MOMEKOV, D. Ivermectin as a potential COVID-19 treatment from the pharmacokinetic point of view: antiviral levels are not likely attainable with known dosing regimens. Biotechnology & Biotechnological Equipment, 34:1, 469-474, Junho, 2020. https://doi.org/10.1080/13102818.2020.1775118.

11 visualizações0 comentário

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page