top of page
uneb7contracovid19

Modificações nos hábitos de vida da população diante a COVID -19




Em dezembro de 2019, foi identificado na China o novo coronavírus, responsável por causar a doença COVID-19 que possui elevada taxa de transmissão. O vírus espalhou-se rapidamente pelo mundo e em março de 2020 tornou-se uma pandemia, conforme declarado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).


A COVID-19 atinge o sistema respiratório do indivíduo e pode provocar tanto casos assintomáticos, como leves ou graves. A maioria dos casos são classificados como não grave e normalmente não requer hospitalização. Contudo, algumas pessoas evoluem para formas graves da doença com necessidade de um suporte respiratório e assistência em Unidade de Terapia Intensiva.


As pessoas incluídas no grupo de risco para o desenvolvimento de formas graves normalmente são idosos, mulheres grávidas, puérperas e pessoas com doenças pré-existentes, como: asma, diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e com histórico de acidente vascular cerebral ou câncer.


Infelizmente, não existe tratamento para a doença e os sistemas de saúde não possuem capacidade para atender o quantitativo de pessoas que necessitam de internação, especialmente para os casos mais graves que precisam de um suporte especializado.


Diante desta realidade é relevante a adoção de medidas preventivas com a finalidade de diminuir a evolução da doença. As principais relacionam-se a adoção de cuidados de higiene e etiqueta respiratória, utilização de máscaras, manutenção de distanciamento social, funcionamento apenas dos serviços essenciais (farmácias, unidades de saúde e comércio alimentício) e suspensão de atividades presenciais em algumas empresas e órgãos públicos que precisaram se adaptar ao trabalho remoto.


​Com todas essas mudanças no estilo de vida da população, o impacto que a pandemia está causando é evidente. O número de casos positivos e óbitos, incertezas sobre como controlar a doença, medo de contrair o vírus, impossibilidade do contato físico com amigos e familiares, ansiedade, desemprego, salário diminuído e trabalhos remotos são algumas situações/sentimentos vivenciados pela população.


Esses fatores geram implicações não somente para a saúde física, mas também mental dos indivíduos. E o que podemos fazer para minimizar esses impactos negativos? Seguem algumas dicas!

1. Não perder a conexão com amigos e familiares, realizar ligações e chamadas por vídeo;

2. Construir uma nova rotina;

3. Buscar atividades lúdicas e criativas, como pintar, organizar fotografias, leitura, ouvir música;

4. Manter atividade física e alimentação equilibrada;

5. Mantenha-se informado com fontes confiáveis;

6. Desconecte-se das mídias sociais e notícias online caso esteja com informações desgastantes;

7. Resgate atividades prazerosas;

8. Tente ser otimista.

FONTE:






Referências:

  1. BRASIL. Decreto Nº 10.282, de 20 de março de 2020. Ementa: Regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais. Brasília: Presidência da República do Brasil, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2020/Decreto/D10282.htm. Acesso em: 24 de ago.2020.

  2. FIOCRUZ. Impactos sociais, econômicos, culturais e políticos da pandemia. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/impactos-sociais-economicos-culturais-e-politicos-da-pandemia. Acesso em: 21 ago.2020.

  3. MARI, J. Quais os principais efeitos da pandemia na saúde mental? UNIFESP, Departamento De Comunicação Institucional. Disponível em: https://www.unifesp.br/reitoria/dci/noticias-anteriores-dci/item/4395-quais-os-principais-efeitos-da-pandemia-na-saude-mental. Acesso em: 30 de Jul. de 2020.

  4. MOREIRA, W. C.; SOUSA, A. R.; NÓBREGA, M. P. S. S. Mental disease in the general population and health professionals during covid-19: a scoping review. Revista Texto & Contexto Enfermagem, São Paulo. v.2, p. 1-19. Jul. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.689.

  5. Organização Mundial da Saúde. WHO Director-General's opening remarks at the media briefing on COVID-19 - 11 March 2020. Suíça: OMS; 2020. Disponível em: https://www.who.int/es/dg/speeches/detail/who-director-general-s-opening-remarks-at-the-media-briefing-on-covid-19---11-march-2020#. Acesso em: 29 de Jul. 2020.

  6. PINHEIRO, C. Coronavírus: novos dados sobre grupos de risco. Veja Saúde. Agosto 2020. Disponível em: https://saude.abril.com.br/medicina/coronavirus-novos-dados-sobre-grupos-de-risco/. Acesso em: 25. ago.2020.

21 visualizações0 comentário

Commenti


Post: Blog2_Post
bottom of page