top of page

Números de transplantes e doadores de órgãos no Brasil são reduzidos diante da Pandemia da Covid-19




De acordo com a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e o Sistema Nacional de Transplantes (SNT), houve diminuição no número de doadores de órgãos após o início da Pandemia pela COVID-19. No período de 01 de março a 18 de abril de 2020, em comparação com o mesmo período de 2019, houve queda de 9% no número de doadores e de 20% no número de transplantes. São muitas as razões que explicam a diminuição no índice de doadores e de transplantes realizados no Brasil neste período. Segundo José Huygens Garcia, presidente da ABTO, um dos motivos para essa queda seria devido à restrição de leitos em alguns estados e cidades e diz: “À medida que o coronavírus avança, são necessários mais leitos na UTI, e isso dificulta a realização dos procedimentos”. A ABTO recomenda manter os transplantes ativos enquanto for possível, pois os de fígado, coração e pulmão são vitais.


Segundo o Ministério da Saúde (MS), alguns critérios também estão sendo avaliados para adiar essas cirurgias, como a condição dos pacientes, os quais, aqueles com maior estabilidade deverão ter os procedimentos postergados. Outro fato que tem impactado na queda do número de transplantes é o medo dos pacientes de realizar o procedimento neste período de pandemia. Ressalta-se a cautela das equipes responsáveis por realizar transplantes de órgãos quanto à avaliação dos riscos envolvidos na realização do procedimento, em especial os riscos de contaminação, que podem levar a desfechos desfavoráveis para o paciente.


O isolamento social também reduziu os números de casos de morte encefálica por traumas, que são responsáveis por 40% e 50% das doações de órgãos e tecidos. A ABTO, através do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT) trimestral (janeiro a março) aponta que os impactos da pandemia deverão ser mais evidentes no segundo e terceiro trimestre, com perspectivas de recuperação no último trimestre.

Texto redigido pelos discentes Diego Gabriel Oliveira, Juliara Pollyana Souza e Grupo Doe Vida da UNEB - campus VII.


Referências


ALVES, Wilson. Número de transplantes e doadores de órgãos cai com pandemia da covid 19. 2020. Disponível em: https://www.portalondasul.com.br/numero-de-transplantes-e-doadores-de-orgaos-cai-com-pandemia-da-covid-19/. Acesso em: 18 maio 2020.

TURBIANE, Renata. Coronavírus: Pandemia provoca redução de transplantes e doadores de órgãos. 2020. Revista Época. Disponível em: https://epoca.globo.com/sociedade/coronavirus-pandemia-provoca-reducao-no-numero-de-transplantes-doadores-de-orgaos-24403066. Acesso em: 18 maio 2020.

ABTO. Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Disponível em < http://www.abto.org.br/abtov03/Upload/file/RBT/2020/RBT-2020-1trim-leitura.pdf> Acesso em 18 de maio de 2020.

 
 
 

1 Comment


alanamcleite
Jun 19, 2020

Excelente matéria, informações super importantes e necessárias! Parabéns ao Grupo Doe Vida pelo lindo trabalho!

Like
Post: Blog2_Post

©2020 por Juntos contra o coronavírus. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page